Museu virtual.




Chamado "PAI" da imigração polonesa no Brasil. Um dos poucos documentos que existem, escritos por mão pelo PAI da imigração polonesa no Brasil. Antes de assumir cargo de agrimensor - pede Ministerio em Rio de Janeiro documentos necessarios. Como agrimensor ajudou traçar linha de trein entre Lapa e Rio Negro. por causa disto até Campo do Tenente deve a ele muito o que pouca gente sabe.
Documento "autêntico" escrito de mão, com lugar onde antes tinha selos e assinatura dele. Orginal deste documento fica nos arquivos de DOM POLSKI.



Foto de Edmundo Sebastião Wos Saporski, "Pai de Imigração polonesa no Brasil".


Rara cópia de foto de esposa do Pai de Imigração polonesa no Brasil Edmundo Sebastião Wos Saporski. Quando ele mediu terrenos na região de Morretes, foi mordido pela cobra muito venenosa "jararaca-açu". Não morreu, foi salvo pela uma índia dos Caijós, com qual depois casou. Maliciosos diziam que este casamento foi de gratidão não tanto de amor. Tinha muitos filhos, muitos terminaram escolas e foram bons cidadãos. Com sua esposa viveu até o fim da vida. Alguns dos descendentes dele visitaram nossa casa de cultura "Dom Polski" em Campo do Tenente. 

Debaixo Sebastião Edmundo Wos Saporski com familia. 

Ao lado pedaços de cerâmica dos índios /restos das panelas de barro/.

Arquivo GS


Pequena imagem de Santa Ana - "avó de Jesus" - padroeira dos viajantes. Esta imagem foi trazida de Polônia pelos primeiros imigrantes poloneses para sixten-lotes em Santa Catarina. Depois foi levada para Pilarzinho em Curitiba. Ao lado de Santa Ana - pequena Maria. Imagem é feita de madeira.
Arquivo GS CM